Sobre saber ou não dar aula e o quanto isso é importante

Já faz alguns anos que eu defendo um professor da faculdade quando o acusam de não saber dar aula. Mas, como todo começo de semestre esse assunto volta a ser debatido, vou tentar formalizar algum pensamento que tenho sobre o caso.

O fato é que ele não sabe mesmo dar aula. Porém, apesar de eu achar que essa seria uma característica desejável, eu acho que ele não precisa saber. O que ele precisa é saber muito sobre determinado assunto. A forma como ele vai compartilhar esse conhecimento, na universidade, não depende só dele.

Eu digo isso porque acho que muita gente não entendeu qual é a pira da faculdade. No ensino fundamental e médio, é importante que o professor saiba repassar o conhecimento. Pois, apesar de que este [o conhecimento] também é subjetivo, interpretativo e outros "ivos", ele ainda assim é um pouquinho mais concreto. Então, o professor tem essa responsabilidade.

Já na faculdade o papo é outro. Eu vejo o professor como um sábio, um poço de conhecimento. Como os estudantes vão se apropriar desse conhecimento é outra coisa. Não sei se é ouvindo o que ele fala sem parar, ou se é perguntando para aquele que fala pouco, ou se é apenas observando o professor fazer.

No ensino superior, não interessa exatamente o que o professor acha. O que interessa é o que o sujeito estudante vai passar a achar a partir do conflito de ideias com o professor, com os livros que lê e com os debates que faz. Mas tem gente que não se interessa pelas ideias, não lê e não debate. E quer que alguém vai lá na frente do quadro dizer o que ele tem que pensar.

E ainda há outro problema. Esse professor que não sabe dar aula, sabe tudo de jornalismo. No entanto, há professores que sabem dar aula e sabem muito pouco sobre jornalismo. E aí mora o perigo. Pois esses professores vão dizer o que essa galera "deve" pensar. E enquanto isso o jornalismo está indo para as cucuias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário