Se achando / me procurando

Dias atrás, quando decidi fazer o "guia felps", escrevi que o primeiro passo é saber, mesmo que aproximadamente, quem somos. Vou repetir que acho muito difícil saber mesmo quem somos, mas propus, naquele momento, que fizéssemos um exercício bem básico, falando das características, planos, sonhos, amigos etc. E é isso que vou tentar fazer neste post.

Faço esse texto em um momento curioso, quando começo a me reencontrar com o eu de um passado recente. Desde o começo deste ano, eu tive a impressão de esquecer, mais ou menos, o que eu queria e, digamos, quem eu era (meio exagerado, mas bom pra definir). Acredito que isso tenha sido sintoma de uma fase traumática que tive, e que agora estou me recuperando. Então, a partir dessa reconstrução e desse retorno, tentarei definir, mais ou menos, quem eu sou.

Listei, abaixo, uma série de interesses que guiam mais ou menos a minha rotina e aquilo que eu quero que faça parte da minha rotina. Depois dessa lista, e até no decorrer dela, espero escrever algo mais reflexivo. Segue:

Jornalismo - Hoje não dá mais para separar a minha vida do jornalismo. Passo quase 24 horas por dia vivendo jornalismo (mentira, passo 24 horas no facebook). Além de trabalhar o dia inteiro com isso, inclusive nos finais de semana, eu ainda tô tentando me formar nessa joça há quase sete anos. E, pra fechar, é isso que eu gosto de discutir e ler nas horas de lazer (horas de lazer... hahahaha). Enfim, essa foi a minha escolha, e, apesar de ser aquele tipo de sujeito que gostaria de largar seis faculdades e fazer milhões de coisas, eu tenho muita certeza de ter acertado na escolha. Não tenho mais como deixar de pensar como jornalista, pelo resto da vida. Quanto a fazer, também acho que não vou parar. No máximo, intercalar com outras atividades.

Política - Tem duas e eu gosto das duas. Não dá pra entender quem tem aversão à política. Como é que fala sobre a vida sem falar de política? Quanto a partidária, dessa eu também gosto. Tenho nojo de uma parte, mas não perco as esperanças. Sou filiado a um partido de esquerda e acho que é importante lutar nesse sistema. Quem sabe, um dia, eu me arrisque nele também. Faria com orgulho.

Cinema - Digamos que cinema seja a minha arte preferida. Eu até gostaria de ser mais musical, mas sou muito pouco. Meu negócio é imagem e texto. E não existe nada que una tão bem essas duas coisas quanto o cinema. Eu não sou cinéfilo nem nada, mas eu gosto de saber cada vez mais sobre cinema, de ler, de estudar a linguagem, a história etc. Gostaria de ter tempo pra passar horas vendo todos os puta filmes do mundo, mas a gente faz o que pode. E isso é uma das coisas que me move, que me interessa, que eu planejo fazer pela vida toda. Além disso, eu ainda quero fazer cinema, bem naquele estilo câmera na mão e ideia na cabeça (ou o contrário). Documentários (já fiz dois), curtas de ficção e, quem sabe, alguns longas, se um dia houver condição disso.

Literatura - Mais ou menos a mesma coisa que o cinema. Se for pra fazer alguma coisa na vida, que seja ler e ler e ler mais, tudo o que tiver de bom pela frente. Na infância e adolescência, o que eu mais fiz foi ler. Quando eu era pequeno, eu lia tudo que tinha pela frente. Como sou evangélico, criado na igreja, eu li até a Bíblia na infância, além de quase todos os livros da biblioteca mixuruca da escola. E dos 12 aos 16 anos eu fui um rato na Biblioteca Pública. E nunca deixei de ler muito. Tenho muito orgulho disso e sei que teve um efeito grande sobre a minha personalidade. Eu continuo sendo um tanso, mas seria um tanso bem pior se não tivesse lido. E, da mesma forma que o cinema, eu ainda tenho esperança de escrever. Já comecei algumas histórias e espero que um dia tenha cabeça pra terminá-las. E, quando terminá-las, espero que sejam boas como parecem na minha cabeça.

Esportes - Eu não tenho o menor talento pra coisa, mas eu gostaria muito de ter sido um atleta olímpico, de qualquer coisa. Gosto de quase todos os esportes e, particularmente, nado bem. Até gostaria de ser aquele sujeito avesso a esportes, que fica lendo e fumando, mas não consigo viver sem atividade física. Então, eu tenho que estar sempre jogando bola (futebol, basquete e vôlei são os preferidos), pedalando, correndo e nadando. Isso também me define.

Ainda sobre esporte, me define o fato de ser corinthiano roxo (não fanático, pois acho que gente fanática fala muita merda). Além disso, torço para o Knicks e para o Giants, que são os times de Nova Iorque (minha cidade preferida no mundo) de basquete e futebol americano. E também torço bastante pelo time de basquete da minha cidade (Joinville).


Assuntos preferidos - Além de tudo isso aí eu cima, eu tenho interesse especial por alguns assuntos:

História: principalmente a recente, dos anos 60 pra cá, com foco na história do Brasil.
Filosofia: nunca vou ser um puta conhecedor e nem vou mergulhar muito fundo nisso, mas, porra, filosofia é legal pra caralho.
Design: antes de saber ler e escrever, eu desenhava. E durante a infância eu desenhei muito - até que tinha algum talento. Eu ainda gosto muito das artes gráficas e pretendo saber mais sobre o assunto.
Direito/Direitos Humanos: Hoje Direito seria a minha segunda faculdade e a especialização seria Direitos Humanos. Alto nível de interesse acerca disso.
Mobilidade: Não tem como não falar muito sobre mobilidade hoje. Eu,como ciclista, motorista, pedestre e defensor do transporte público, não tenho como não me envolver.



Amanhã continuo a escrever neste post. Cansei por hoje. Hoje fui mais descritivo, mas acho que a coisa será mais reflexiva amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário