Censura, situação delicada

Está publicada, no blog do Dacs, uma matéria censurada pela direção do Ielusc e da Univille. Isso é fato incontestável. Como membro da diretoria do Dacs, fui consultado a respeito da publicação no canal do diretório. O autor é Marcus Vinicius Carvalheiro, membro do diretório e ex-bolsista da revista eletrônica do curso de comunicação, a Revi.

Considero-me tão responsável quanto o Marcus pela publicação e vou arcar com as mesmas consequências, indo para o embate, se preciso. Porém, acho necessário destacar alguns pontos do meu raciocínio. Vamos ao contexto:

Bom Jesus/Ielusc e Univille formalizaram, há poucos meses, uma parceria. Tal fato gerou muito boato nos corredores do Ielusc (acho que na Univille ninguém sequer soube disso). Marcus, repórter-bolsista da Revi, foi o escolhido para a polêmica matéria de fôlego. Algumas semanas depois, a apuração chegava ao final, sendo que a última entrevista se deu com o chefão na Univille, o reitor Paulo Ivo Koentop. Aconteceu que, segundo Marcus, os discursos dos "caciques" foram contraditórios. Pastor Tito, da associação luterana, afirmava não haver mudanças na gestão dos cursos por causa da parceria, enquanto Paulo Ivo alegou que parte da gestão logo seria responsabilidade da Univille. Com a bomba em mãos, os editores da Revi foram checar as informações. Foi nesse momento que a assessoria de imprensa da Univille pediu para refazer e corrigir a falha do reitor, que estava desinformado. Aí, pelo que sei, a direção do Ielusc impediu a publicação da matéria de Marcus, solicitando que fosse refeita (não pelo repórter). Isso deixaria qualquer repórter indignado. Mas não sei se esse foi o caso de Marcus.

Para mim, o procedimento correto era manter a matéria do aluno, sendo corrigida a informação e não publicando a falha do reitor. Não há motivo algum, na minha opinião, para dizer que ele estava desinformado. A informação foi checada, corrigida e assim deveria ser publicada.

Conversei com Marcus sobre a matéria. Queria que ele pensasse sobre o fato, sobre o que ele julgava errado, se realmente achava aquilo errado ou se queria publicar apenas por mágoa. Coloquei também que a ficaríamos do seu lado, como Dacs, mas que de qualquer forma, a responsabilidade recairia sobre ele. Para mim, ele pareceu ter refletido sobre o assunto e mesmo assim quis publicar. Eu não publicaria, mas não sou o dono da verdade. Sou até meio pelego às vezes. Como não vejo mentira alguma na matéria (mas vejo pouco ou nada o lado da Univille), lá está, no blog do Dacs. De qualquer forma, assumi a responsabilidade de estar lado a lado com o camarada e assim vai ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário