Acabei de ler uma proposta muito legal para o transporte público. Em Estocolmo, Suécia, a parte pobre da cidade (o que parece estranho, já que estamos falando da Suécia) fica na periferia, longe dos principais serviços e opções de lazer da cidade, que ficam no centro renovado. Ou seja, a população que não tem como pagar pelo transporte público é quem mais precisa (algo em comum com a nossa realidade?).
Como alternativa ao problema, as pessoas passaram a usar o transporte público sem pagar. E esse movimento foi organizado. Um grupo político de esquerda propôs a criação de um fundo que pague a multa para quem é pego utilizando o transporte gratuitamente. Portanto, quem optar pela alternativa, paga uma pequena taxa (que corresponde, aproximadamente, a 20% da taxa que pagaria pelo uso do transporte) ao fundo. Se for pego, o fundo paga a multa.
Interessante, não? Principalmente porque a ação tem feito o Estado pensar sobre um transporte público de verdade.
Vamos pensar em alternativas para a terrinha. Lembrando que o Movimento Passe Livre, há anos, vem pensando e propondo alternativas ao transporte. Vale a aproximação com o grupo para conferir o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário