Violência em debate

Tenho pensado muito sobre violência nos últimos tempos (até publiquei uma lista de filmes importantes para entender tal contexto, recentemente). Não é coincidência, porém, que tantos estejam debatendo o assunto, visto que esse é um dos nossos maiores problemas sociais. Uma guerra urbana que já dura 30 anos e já matou mais de 1 milhão de pessoas, de acordo com a série de reportagens feitas pelo Terra Magazine.

Essa postagem é para divulgar esse trabalho e tornar o debate cada vez mais amplo. A série de reportagens traz dados impressionates sobre a (falta de) segurança pública no país, além de buscar histórias de vida e morte que nos fazem sentir na pele uma amostra da dor que esse problema social pode causar.

Esse debate, apesar de existente, precisa ser cada vez mais exaltado. Ângulos precisam ser criados. O ângulo do bandido, da polícia, da vítima, do Estado, da sociedade, das entidades, dos movimentos sociais, dos presídios, das favelas, dos subúrbios, da elite, dos partidos, de cada um. Esse debate necessita ser vivido por todos! Precisamos dar um jeito nisso. Contudo, só daremos um jeito nisso quando resolver um problema muito maior, um problema desse sistema falido chamado capitalismo. Mas este é só um dos ângulos da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário