Ideia maluca

Eu tenho uma ideia meio maluca para aumentar a distribuição de renda no Brasil. Fiquem a vontade pra criticar, já que eu tomei coragem para publicar e receber as devidas críticas.

Para mim, os governos, principalmente os estaduais, deveriam trabalhar uma forte política de migração, das megalópolis para as cidades médias. Eu acho que se isso não acontecer, São Paulo, por exemplo, vai explodir. Aliás, já está explodindo, afundando, rachando, deslizando, pegando fogo.

Publiquei isso hoje porque li uma entrevista no Terra Magazine com a ex-prefeita de SP Luiza Erundina (PT). Ela comentava uma pesquisa do Ibope que apurou que 57% dos paulistanos deixariam a cidade, se pudessem. Ela disse: "Podem odiar SP, mas não saem daqui"

Segundo a matéria, a ex-prefeita se enquadra nos 43% que gostariam de ficar. Para ela, o resultado das pesquisas teve influência dos recentes alagamentos. A pesquisa aponta a violência como o principal motivo para migrar, com os problemas de cheias em segundo lugar.

Luiza acredita que esses problemas são comuns aos grandes centros e devem ser combatidos com políticas urbanas e com a descentralização do poder. Bom, não é só isso. Leia a entrevista para saber mais.

Enfim, de certa forma, eu concordo com a prefeita. Deve se combater os problemas e não fugir deles. No entanto, certos centros já chegaram num nível caótico que é quase impossível a reversão (dentro da lógica capitalista. Minhas análises, se é que posso chamar disso, nunca são em outro sistema, já que, apesar de socialistam, não acredito na possibilidade de revolução).

Por isso, eu jogo a ideia aí, pra quem quiser pensar numa maneira de melhorá-la, ampliá-la, piorá-la... Acho que uma política de distribuição demográfica pode ser também uma ideia de distribuição de renda e solução de problemas sérios nas metrópoles. São Paulo é só um exemplo.

Quando eu falo de migração, não estou falando sair com uma mão na frente e outra atrás. Tô falando de criação de empregos, de condições de sáude, lazer, segurança. Chega de tirar gente do campo para socar na cidade grande. Está na hora de sair a reforma agrária, a reforma urbana, a trabalhista e a política. Vamos pensar e agir.

Outro abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário