Fica a dica...

Sabe aquela sensação de "acabou... agora posso descansar em paz... dever cumprido..."? Então, estou com ela. Vou dormir muito tranquilo hoje - tranquilo e feliz. Acabou a Semana Acadêmica de Comunicação (SA) e ainda estamos vivos. Este texto é para compartilhar com vocês as minhas impressões deste processo.

As discussões sobre a SA começaram na metade do primeiro semestre e apenas parte do grupo que começou chegou até o final. E isso é perfeitamente compreensível porque foi algo bastante desgastante e nem todos tinham como estar na mesma sintonia. Mas a primeira coisa que quero fazer aqui é agradecer aos que chegaram ao final, aos membros da Comissão Organizadora Independente da Semana Acadêmica (Coisa). Em segundo, agradeço a todos que colaboraram de alguma forma.

A primeira lição a tirar do processo é a seguinte: vamos aprender a ser objetivos. Gastamos muitas horas discutindo coisas muito simples, como os prêmios da rifa, coisas que alguém pode decidir em três segundos. O outro passo é dividir mais as tarefas (uma dificuldade particular), coisa que conseguimos na véspera do evento.

Enfim, vamos à Semana. O primeiro dia (terça) era mais tranquilo, pois tratava-se de um debate com convidados locais, o que torna tudo mais fácil. Os fotógrafos Chico Maurente, Ebner Gonçalves e Jessé Giotti falaram aos estudantes de PP e de Jornal sobre suas experiências com fotografia. Nesse dia percebemos um fenômeno que se repetiu no decorrer da SA. À medida que o tempo passava, o bate-papo tornava-se mais interessante, descontraído. Saiam as pessoas que não estavam interessadas na conversa - e, portanto, atrapalhavam - e o papo rendia mais. Na saída, a Coisa decidiu tomar uma cerveja para se preparar para a SA. Valeu a pena e deu o tom da Semana, que seria regada com cerveja todos os dias.

Na quarta-feira o trabalho começou pra valer. Fui buscar o sociólogo Sílvio Caccia Bava no aeroporto, eu e o Rio Negrinho. Almoçamos, deixamos o homem no hotel, e fomos ao trabalho. E assim foi a Semana. Trabalho, palestra e boteco... trabalho, palestra e boteco... lembrando que boteco também era trabalho. Além de Caccia Bava, estiveram na SA os palestrantes Rodrigo Ramgrab e Leandro Chaves (PP, quarta), Felipe Rosito (PP, quarta) e Hamilton Octávio de Souza. Encerramos na sexta, com um debate para os cursos de design (Univille), PP e Jornal (Ielusc). Contamos com a participação do professor de design Elcio Ribeiro, da Univille, do publicitário Evandro, e do professor de jornalismo Fred Carvalho, que aceitou o convite em cima da hora, já que o convidado que falaria ao curso de jornalismo não compareceu.

Portanto, depois de toda a correria, atropelos, tropeços, minha avaliação é que a Semana foi ótima em conteúdo, um evento que foi realmente um dos melhores do Ielusc. No entanto, mais uma vez isso foi pouco aproveitado pelos alunos (e também por alguns professores).

Nossa ideia, ao trazer tais palestrantes, era mostrar aos alunos visões diferentes do mundo, coincidentes, sim, com nossa visão de mundo. Nós trouxemos gente foda, com conteúdo, atuante no mercado, para bater papo com os estudantes. Não é sempre que temos a oportunidade de ter isso em casa. Infelizmente, muita gente aproveitou pouco. A média de público girou em torno de 70 pessoas por evento. Isso significa que mais da metade dos alunos do curso faltou a aula durante o evento.

Tudo bem que algumas palestras comecem um tanto enroladas ou que o convidado fale alguma coisa que nos desagrade (como o Sílvio Caccia Bava, que polemizou a questão do diploma), mas certamente quem não compareceu perdeu. Espero que isso possa ser confirmado por quem esteve lá.

Sobre a organização, quero reconhecer alguns defeitos. Muitas vezes nos chamaram de desorganizados e eu revidei, mas realmente é a verdade. O processo foi muito atropelado e ainda contamos com algumas desgraças no caminho. A divulgação falhou bastante e a verba não seria um problema se não tivéssemos nos enrolado tanto.

Fica aqui uma primeira impressão, não muito reflexiva, sobre a SA 2009. Esperamos que tenha valido a pena para quem participou. Para mim valeu muito, e eu sabia disso desde o começo, e isso que me fez não desistir. Aguardo todos para a próxima. Fica a dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário